Por uma questão de princípios se alguém me vier contar algo e pedir segredo eu deixo bem claro o que entendo por "guardar segredo"!
Portanto, se aceitar contar, já sabe como é que vou gerir a coisa. Por outro lado, imaginando que alguém me conta algo sobre o meu amigo e depois pede-me para guardar segredo, desde logo que aviso que não devia ter contado sem mais nem menos, e que, caso o meu amigo pergunte alguma coisa, eu não lhe vou mentir. Aparte disto, vou pressionar esse alguém para que encontre uma solução, assumindo a verdade e as consequências!
Sou a favor da verdade incondicional. E isto é um princípio! Também sou a favor da lealdade entre amigos, outro princípio! Caso se verifique um choque entre ambos, por um princípio de lealdade ter que mentir, ou por um princípio de ser verdadeiro ser menos leal... opto por ser verdadeiro, advertindo que não vou fazer parte da mentira. Nem vou correr a contar "o segredo", mas também não o vou encobrir, caso seja necessário! E o "amigo" mentiroso saberá disso desde logo, por uma questão de princípio, claro!
Já aconteceu, e não me arrependi!
No caso que apresentas, eu já teria contado ao "amigo" o que sei.