Desabafos
Maio 20, 2012, 03:07:12 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias:

Início   Ajuda Tags Entrar Registe-se  
TAMBÉM EM PORTUGUÊS. REGISTEM-SE NESTE E DEPOIS BASTA MUDAR A LINGUA.
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Re:Referendo eutanásia  (Lida 1655 vezes)
miss_true
Visitante
« em: Outubro 29, 2008, 02:40:10 »

Grin eu por mim ja tenho uma opiniao fixa em relação á eutanásia.

Eu acho que a eutanisia devia ser uma escolha de cada um.

Vejamos porquê:

A eutanásia representa actualmente uma complicada questão de bioética e biodireito, pois enquanto o estado tem como princípio a protecção da vida dos seus cidadãos, existem aqueles que, devido ao seu estado precário de saúde, desejam dar um fim ao seu sofrimento antecipando a morte. [by wikipédia]

Pois é, a eutanásia serve para terminar com o sofrimento de alguem devido a doença prolongada.
Eu sei que é muito complicado pra alguem perder um ente querido ou um amigo, mas acho que é muito mais doloroso ver alguem sofrer e deteriorar-se de dia pra dia.. até chegar ao dia em que a doença supera a pessoa e lhe termina com a vida.
E sendo assim, eu acho que a eutanasia devia ser um direito para qualquer cidadao. uma escolha a ser feita por cada um, para poder deixar este mundo, e parar de sofrer.
Se bem que hoje em dia ja existem os cuidados paliativos, que ajudam quem está na fase terminal da doença. mas mesmo assim, grande parte da populaçao nao tem sequer dinheiro ou 'cunhas' para poder ter 'direito' a ser assistido nesses serviços (que até devia ser acessivel a toda a gente).
Registado

Os visitantes não podem ver as assinaturas Registe-se ou Entrar
AlfmaniaK
Visitante
« Responder #1 em: Outubro 29, 2008, 02:59:50 »

A tua opinião é salutar, porém a minha dúvida é sobre todo o universo que a eutanásia envolve.
Vejamos, se o paciente for alguém capaz, pode cometer suicídio porque é livre de optar por viver ou não! Já a eutanásia, aplica-se àqueles que provavelmente não têm forma de cometer suicídio, ou seja a morte terá que ser assistida, sendo necessário haver um cúmplice passivo (que deixa morrer), ou activo (que "faz" morrer). E isto é puro assassinato, portanto a decisão final não cabe apenas ao paciente que deseja terminar a sua vida, o cúmplice também deverá ser tido em conta!

Se fosse aprovada a eutanásia, iria garantir o poder de escolha mas não o direito de escolha. Face aos objectores de consciência, qual seria o resultado prático de tal liberalização? Todos somos livres de escolher e isto aplica-se aos pacientes e aos que supostamente participam na sua morte!
Registado

miss_true
Visitante
« Responder #2 em: Outubro 29, 2008, 06:06:52 »

Eu compreendo esse lado. mas também tens de ver o lado de quem está a sofrer. nao é?
Registado

buxexinhas
Tímido
*

Nunca te detenhas...

« Responder #3 em: Outubro 29, 2008, 08:20:24 »

bem, aí está um tema mt controverso!
Se me perguntassem há uns anos atrás, diria k não concordaria mas hj digo um "nim".
Se por um lado acho k devemos viver e aproveitar todos oss momentos k a vida nos propõe, por outro há pessoas k não vivem SOBREVIVEM, o sofrimento atroz que têm é mais do k motivo de poder escolher viver ou morrer. É um assunto complicado! Hein
Registado

AlfmaniaK
Visitante
« Responder #4 em: Outubro 29, 2008, 10:02:22 »

Por isso mesmo coloquei a minha dúvida! Por um lado tens alguém que está a sofrer, por outro tens alguém que vai sofrer.
Por um lado tens alguém que está a sobreviver, por outro lado tens alguém que vai sobreviver.
A questão é que a decisão de um sobre a sua vida, pode ter consequências sobre a vida de outros. E depois observe-se o perigo de banalização dos critérios.
Alguém que está "entre a vida e a morte", pode ceder e optar por morrer... quando existe a hipótese de recuperar. Porém, se tiver os direitos garantidos com que argumentos é que se vai dissuadir alguém de morrer? A eutanásia se legalizada não será só para quem estiver em estado vegetal...
E depois há aqueles casos, em que a pessoa não tem capacidade de se pronunciar. Quem é que decide se vive ou não?
Exactamente porque o tema não é fácil, é que apresentei aqui a questão, na esperança que alguém que tenha vivido de perto uma experiência destas, possa dar o seu parecer.
Naturalmente não terá um efeito vinculativo sobre a minha opinião, mas contribuirá para que possa compreender as consequências da eutanásia!
Registado

buxexinhas
Tímido
*

Nunca te detenhas...

« Responder #5 em: Outubro 29, 2008, 08:39:11 »

Sim, e por isso demonstro a mm incerteza sobre este tema k tu! Sei k dps de ver o filme de Almodovar "Mar Adentro", mudei bastante a minha visão sobre este assunto... mas continuo com mts dúvidas sobre qual será a melhor opção!  Hein
Registado

AlfmaniaK
Visitante
« Responder #6 em: Novembro 01, 2008, 03:20:40 »

Prontos... está decidido, terei que ver esse filme. A ver no que dá!
Registado

miss_true
Visitante
« Responder #7 em: Novembro 01, 2008, 04:05:16 »

Prontos... está decidido, terei que ver esse filme. A ver no que dá!

se o conseguires 'sacar', avisa-me... que eu tb kero.. kakakak
Registado

osiris
Administrator
Cusco

« Responder #8 em: Novembro 01, 2008, 07:51:00 »

se o conseguires 'sacar', avisa-me... que eu tb kero.. kakakak

ai essas piratarias...se o filme é bom, é comprar ou alugar. Wink lol

sim, estou a ser "mete-nojo" mas é um bom filme e o gajo merece. não o vi mas sei que tem fama de ser um bom filme
Registado

miss_true
Visitante
« Responder #9 em: Novembro 01, 2008, 08:00:16 »

ai essas piratarias...se o filme é bom, é comprar ou alugar. Wink lol

sim, estou a ser "mete-nojo" mas é um bom filme e o gajo merece. não o vi mas sei que tem fama de ser um bom filme

mas eu nao tenho guito pra comprar ou alugar filmes neste momento... portanto.. se me quiseres oferecer Lingua estás à vontade
Registado

pink-pink
Tímido
*

« Responder #10 em: Novembro 01, 2008, 08:39:17 »

Sim, e por isso demonstro a mm incerteza sobre este tema k tu! Sei k dps de ver o filme de Almodovar "Mar Adentro", mudei bastante a minha visão sobre este assunto... mas continuo com mts dúvidas sobre qual será a melhor opção!  Hein

Também vi esse filme. . . E realmente. . . é qualquer coisa de excelente esse filme. E também fiquei com muitas duvidades de qual será a opção mais acertada. A eutanásia, por muito que já seja um tema bastante conhecido e falado, acho que nunca se vai chegar á resposta se é correcto ou não !!!
Registado

earphoria79
Tímido
*

« Responder #11 em: Novembro 02, 2008, 04:06:44 »

Comparam aqui o aborto à eutanásia e dizem que têm mais dificuldade em pronunciar-se sobre a eutanásia? A meu ver, a decisão é mais fácil no que diz respeito à eutanásia.

Reparem:
a) No aborto, está em jogo a vontade da mãe contra a vida do filho
b) Na eutanásia, está em jogo a vontade de quem quer morrer contra a sua própria vida

Ou seja, no caso da eutanásia, só está em jogo um "lado" e no aborto estão dois. Na eutanásia é "a minha vida, a minha escolha". No aborto é "a vida de uma criança, a minha escolha".

A resposta é simples: a eutanásia deve ser permitida. Senão pensem: se um amigo vosso vos dissesse "vou suicidar-me", vocês teriam autoridade para dizer "proíbo-te!"?
Registado

osiris
Administrator
Cusco

« Responder #12 em: Novembro 02, 2008, 04:35:32 »

earphoria79, concordo contigo, cada pessoa sabe o que fazer com a sua própria vida. e se a decisão for feita em consciencia acho que ninguém tem autoridade para a contrariar.

p. s. bem vindo/a ao desabafos. Wink
Registado

AlfmaniaK
Visitante
« Responder #13 em: Novembro 03, 2008, 12:33:55 »

Comparam aqui o aborto à eutanásia e dizem que têm mais dificuldade em pronunciar-se sobre a eutanásia? A meu ver, a decisão é mais fácil no que diz respeito à eutanásia.

Reparem:
a) No aborto, está em jogo a vontade da mãe contra a vida do filho
b) Na eutanásia, está em jogo a vontade de quem quer morrer contra a sua própria vida

Ou seja, no caso da eutanásia, só está em jogo um "lado" e no aborto estão dois. Na eutanásia é "a minha vida, a minha escolha". No aborto é "a vida de uma criança, a minha escolha".

A resposta é simples: a eutanásia deve ser permitida. Senão pensem: se um amigo vosso vos dissesse "vou suicidar-me", vocês teriam autoridade para dizer "proíbo-te!"?

A eutanásia não é o mesmo que suicídio... convém começar por aqui!
Enquanto que o suicídio se reduz a uma pessoa optar por terminar a sua vida e fazê-lo pelos seus próprios meios, a eutanásia envolve uma pessoa alheia, que noutro contexto, é o mesmo que ser um assassino. Que eu saiba, ainda não há assassinatos consentidos! E aqui é que está o busílis da questão.
Aceitar a eutanásia, é como aceitar uma prática de assassinato consentido... e nada mais fácil que induzir alguém a consentir o seu assassinato, com uma boa dose de manipulação psicológica.

Já o aborto, em termos leigos, trata-se da opção de uma mãe, em detrimento de uma possível vida. Mas em termos concretos, o aborto, trata-se de pôr um fim a uma gestação.
Claro que para os mais sensíveis, a questão do aborto, aborda o conceito de vida, a partir do momento em que um aglomerado de células se aproxima da forma humana...  porém ninguém regista um feto nos serviços civis. Ninguém garante a existência desse feto antes de ele nascer. Independentemente de a burocracia permitir ou não o registo, ninguém seria idiota ao ponto de registar um "pseudo-filho" que ninguém sabe se vai nascer de facto.
Ou seja, o aborto era discutido em semanas ou meses, quando há uma linha no tempo que define em concreto quando temos uma criança, e não temos: O parto!... tudo o resto é subjectivo, e terá tantos argumentos a favor como contra!

E para terminar, se um dia eu disser para um amigo que quero morrer e vou cometer suicídio, espero que o meu amigo me proíba de o fazer! Tal como eu faria por um amigo! Por outras palavras, se um amigo me disser "Epá! Mata-me que estou farto disto tudo!"... eu não vou matá-lo... portanto julgo que tenho autoridade para "proibir" um amigo de morrer! Isto não invalida que ele se mate sem eu saber, mas não me coíbe de proibir!

PS: Bem vinda ao fórum!  Contente
Registado

kaal
Tímido
*

« Responder #14 em: Junho 13, 2010, 12:29:16 »

Bom Sou técnica de Enfermagem e minha opinião não agrada a todos, mas tem fundamento.A alguns anos a Sífilis, tuberculosa e muitas outra doenças não tinham cura, a morte seno eminente e certa poderíamos ter colocado a eutanásia como uma opção para o fim do sofrimento de tais paciente, agora quem me garante q até hj não teríamos pessoas morrendo de tais doenças?
Infelizmente os homens tem uma tendência ao comodismo, isso não é regra!
Há os casos também de pacientes acamados q se tem a busca de uma fisioterapia eficaz para evitar desconforto, isso com o passar dos anos ajudou muito no desenvolvimento geral da fisioterapia!!
Os estudos desses casos colabora e muito com as buscas de soluções e cura, parece ser cruel e desumano o q tc mas é real.
Registado

Tags: eutanásia 
Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: